A Lei Municipal nº 6.466, aprovada em 01 de abril de 2015, que trata da bilhetagem eletrônica e que institui 100% do pagamento nos ônibus do transporte coletivo urbano de Cascavel por meio eletrônico, já está em vigor?
R = Sim. Entrou em vigor a partir de 30/11/2015.
O que é cartão Express?
R = É uma nova modalidade de cartão-transporte ValeSim, com créditos limitados (no máximo 10). Para esse cartão não há a necessidade de cadastro, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, independente de quem tenha realizado a sua aquisição e ficando inutilizável ao término dos créditos nele contidos.
Onde o cartão Express está disponível?
R- Está disponível na Central ValeSim, nos terminais da cidade, pontos de venda identificados, presentes em todas as regiões de Cascavel.
Com a restrição do pagamento em moeda corrente, meus direitos de ir e vir estão sendo prejudicados?
R = Os direitos de ir e vir permanecem garantidos, a Lei veio para regulamentar a forma de acesso aos serviços de transporte coletivo urbano no município, assim como ocorre com o acesso a outros serviços públicos.
Ressalte-se que a aquisição antecipada dos créditos para o pagamento da passagem é feita com moeda corrente.
Só posso adquirir os créditos de transporte na Central Valesim?
R- Não. Além da Central ValeSim, na Rua Duque de Caxias, ao lado da Catedral e dos terminais de transbordo, mais de 70 pontos de vendas estão credenciados para a carga e recarga de créditos do transporte. Ainda existe a possibilidade de fazer a recarga dos cartões pela internet e aplicativo ValeSim, meio pelo qual a maioria das recargas é atualmente efetuada.
Gradativamente estão sendo ampliados os números de pontos de venda, presentes em todos os bairros.
Saiba onde eles estão localizados pelo site www.valesim.com.br ou pelo telefone (45) 3036-3738.
E os visitantes que chegam a Cascavel, como farão para utilizar o sistema?
R = Pensando nesses eventuais usuários, o Decreto que regulamentou a Lei da exclusividade da bilhetagem eletrônica estabeleceu que, obrigatoriamente, fosse instalado um ponto de venda em cada terminal urbano, na rodoviária e no aeroporto, locais onde esse usuário ocasional poderá adquirir o cartão Express.
Nos terminais urbanos, foram instaladas máquinas de autoatendimento para carga e recarga de créditos de transporte, para facilitar a vida do usuário.
O que são máquinas de autoatendimento e como funcionam?
R = São equipamentos semelhantes aos caixas eletrônicos de bancos. Possibilitam a compra e recarga de créditos de transporte com cédulas, moedas e também, com cartões de débito.
Perdi ou fui roubado, o que devo fazer?
R = O primeiro passo é ir até a ValeSim ou ligar (3036-3738) para que o cartão seja bloqueado, evitando que ele seja utilizado por outra pessoa.
Quanto custa o Cartão Valesim?
R- A primeira via é gratuita. A partir da segunda via, o custo é de 10(dez) vezes o valor da tarifa do vale-transporte vigente.
Posso usar o cartão Valesim de outra pessoa?
R = Não. Com exceção do cartão Express, que pode ser utilizado por qualquer pessoa, todas as demais modalidades de cartão-transporte ValeSim necessitam de cadastro do usuário, são nominais e intransferíveis.