1. Qual o cronograma de implantação?

A partir de 27 de outubro de 2008, inicia-se o cadastramento de empresas e colaboradores para uso do Vale-transporte;
A venda de créditos a partir de Novembro de 2008 para Vale-transporte;
Para estudantes e gratuitos nada será alterado em 2008, somente em 2009 serão estudados;

  1. Até quando o vale-transporte de papel será vendido na loja ValeSim e até quando será aceito nos ônibus em papel?

O vale-transporte de papel será comercializado na loja ValeSim, enquanto tiver em estoque e o enquanto o sistema estiver em desenvolvimento, até que o mesmo esteja pronto para operar somente com o sistema integrado municipal. Quanto ao aceite nos ônibus, se estiver dentro do prazo de validade, será aceito.
É importante destacar que não será realizado troca de Vale-transporte de papel por créditos para os cartões.

  1. Quando os empregados poderão realizar o seu cadastro?

Se for de interesse do funcionário ter o seu cadastro e cartão o mesmo poderá vir até a loja ValeSim a partir do dia 27 de outubro de 2008. Porém não é necessário que o empregado realize o seu cadastro, pois as empresas poderão se cadastrar e realizar o cadastro de seus colaboradores de forma prática e rápida através da importação dos dados do sistema da empresa para o banco de dados do ValeSim.

  1. Os profissionais liberais poderão fazer cadastro para seus colaboradores (ex.: Médico, dentista, psicólogo e outros)?

Sim, os profissionais liberais poderão se cadastrar através do CPF e adquirir créditos para seus colaboradores via internet ou na loja ValeSim, porém, para que isso ocorra seus colaboradores deverão ir até a loja ValeSim e fazer o cadastro e adquirir o cartão, só assim o profissional liberal poderá comprar créditos para seus colaboradores.

  1. Qual o horário de atendimento da loja ValeSim?

De Segunda a Sexta-feira das 08:30 as 17hs.

  1. Terá limitações mínimas e máximas para a aquisição de créditos aos colaboradores?

Inicialmente o limite será de 300 créditos;

  1. Uma pessoa que não tenha vínculo empregatício (seja registrada em alguma empresa) poderá ter o cartão caso queira?

Sim, qualquer pessoa que tenha interesse em adquirir o cartão poderá ir até a loja ValeSim e fazer o seu cadastro, obtendo assim o seu cartão.

  1. O cartão terá algum custo?

Não, o cartão é gratuito, assim que fizer o seu cadastro na loja, receberá o seu cartão já sendo possível inserir créditos;

  1. Os cartões serão personalizados?

Sim, no Vale-transporte constará nome e CPF e nos cartões estudante e gratuito constará nome, CPF e foto;

  1. Os créditos poderão ser comprados via internet?

Somente empresas ou profissionais liberais poderão comprar via internet, autônomos, pessoas que tenha interesse em ter o seu cartão ou estudante deverão vir até a loja para comprar créditos.

  1. Quais os documentos necessários para fazer o cadastro de pessoa física(autônomo ou qualquer outro que tenha interesse)?

Não será necessário ser entregue nenhum documento, porém a pessoa que queira fazer o seu cartão, deverá apresentar na hora do cadastro no ValeSim, seus dados pessoais, tais como, Nome, número de RG, órgão emissor do RG, CPF, Endereço e telefones para contato;

  1. No caso de empresa, como será o cadastramento?

O cadastramento de empresas poderá ser realizado na empresa ou via internet, para fazer este cadastramento deve ser um representante legal da empresa. Para fazer não é necessário ser entregue nenhum documento, o representante terá que ter em mãos o cartão do CNPJ, pois nele consta as principais informações necessárias para o preenchimento do cadastro.

  1. Os colaboradores das empresas operadoras do sistema de transporte urbano e Cettrans deverão passar pela catraca?

Os colaboradores das empresas operadoras do sistema de transporte urbano passam pela catraca.

  1. Caso o colaborador perca, ou roubem o seu cartão, qual o custo para a emissão de um novo cartão? E como proceder para requerer essa segunda via?

Se ocorrer extravio ou roubo do cartão o colaborador deverá realizar um Boletim de ocorrência e munido deste boletim e dos documentos pessoais (RG e CPF), comparecer na loja ValeSim e solicitar o bloqueio do cartão anterior e a emissão de um novo cartão. Este processo terá o custo de 10 vezes o valor da tarifa.

  1. Os créditos deste cartão roubado ou extraviado poderá ser recuperado?

Sim, a partir do registro de perda ou roubo na loja, o cartão anterior será bloqueado e o que houver de créditos a partir deste momento, no prazo de 24 horas será transferido para a segunda via do cartão.

  1. Como ficam os beneficiários do passe livre? Terão que refazer seus cadastros? Receberão seus cartões quando?

Tudo que envolver benefício de gratuidade ou desconto (Estudante), será tratado no ano de 2009, permanecendo da mesma forma no ano de 2008;

  1. A pessoa que é estudante em um período, porém nos outros dois é trabalhador, vai ter que ter dois cartões?

Não, o sistema de bilhetagem eletrônica possui um sistema baseado em um cartão inteligente, podendo assim um mesmo cartão receber produtos diferentes, ou seja, no mesmo cartão a pessoa pode ter o vale-transporte usado durante o horário de trabalho e o vale estudante utilizado para ir para a aula. No momento em que aproximar o seu cartão do validador, por ser inteligente o cartão ele irá identificar se é horário de aula ou trabalho e debitar do produto adequado para aquele momento.

  1. As carteiras de passe-livre que já estejam vencidas, serão substituídas por cartão?

Neste ano nada será diferente, as carteirinhas que vencerem serão renovadas e novas carteirinhas entregues, a partir de 2009, serão substituídas por cartões gratuitos;

  1. No caso de gratuidade com acompanhante, cada um terá que ter um cartão, o beneficiário e o acompanhante?

Não, somente o beneficiário terá cartão, e quando estiver com acompanhante o seu cartão deverá ser apresentado duas vezes e o beneficiário e acompanhante deverão passar um em seguida do outro.

  1. O sistema permitirá que o beneficiário ande sem o acompanhante e vice-versa?

Não, o beneficiário pode andar sozinho, mas o acompanhante nunca poderá andar sem o beneficiário.

  1. Os créditos possuem validade?

Não, são cumulativos.

  1. No caso de aumento da tarifa, como ficam os créditos adquiridos antes do aumento?

Após 30 dias do aumento da tarifa, os créditos disponíveis no cartão que tenham sido adquiridos antes do aumento, perdem o poder de compra, ou seja, passa a valer dinheiro. Ex. a pessoa compra 20 créditos antes do aumento, quando a tarifa sobe, ele tem 18, destes ele só gasta 8 no prazo de 30 dias, ou seja, passou o prazo de 30 dias e ele ainda tem 10 créditos, estes então se transformam em dinheiro, se a tarifa custava 2,00 ele pagou por este 10 créditos, R$20,00, e esse valor se mantém, sendo que após estes 30 dias de prazo passa a se trabalhar com R$20,00 em passagens e não 10 créditos. Se a passagem aumentou para R$ 2,50, cada vez que ele passar pela roleta o sistema irá debitar este valor. Por ser inteligente, o sistema sempre busca a aquisição mais antiga para descontar os créditos.

  1. No cartão tem quantidade em créditos / passagens ou em dinheiro?

Nas duas opções, em dinheiro e em passagens.

  1. Uma pessoa quando acompanhada por 2 ou mais pessoas, poderá pagar com o seu cartão para estas pessoas.

Não pode passar para outra pessoa.

  1. Todos deverão passar pela catraca? Inclusive idosos e pessoas com necessidades especiais?

Os idosos de 60 a 64 anos recebem o cartão e passam pela catraca.

  1. O idoso acima de 65 anos também deverá obter seu cartão de gratuidade?

Não, pois o idoso com mais de 65 anos, por lei federal pode andar apenas apresentando a Carteira de Identidade.

  1. Como funciona a integração dos ônibus fora dos terminais de transbordo?

A integração temporal não será habilitada, a integração em nosso município já é efetuada por meio dos três terminais de transbordo da cidade, Terminal Oeste, Leste e Sul.

  1. O passageiro que quiser pagar em dinheiro poderá fazê-lo?

Sim, o pagamento em dinheiro continuará sendo aceito pelos cobradores dentro dos ônibus e nos terminais.

  1. O cartão deverá ser inserido no validador ou a leitura será por aproximação?

O sistema funciona por aproximação, mas deverá ser inserido quando solicitado pelo validador.

  1. No caso de ser somente por aproximação, como será feita a correta identificação dos portadores de gratuidade ou estudantes?

Os passageiros que possuem algum tipo de benefício, deverão aproximar o seu cartão do validador, isso feito irão apresentar seu cartão ao cobrador que irá fazer a conferência da foto, e pressione o botão para que a catraca seja liberada e a passagem validada.
É importante destacar que a apresentação direta do cartão ao validador não irá liberar a passagem, nos casos de benefícios somente o cobrador pode liberar a passagem.

  1. Carteiros em serviço e policiais militares fardados, atualmente não possuem carteira de passe livre, eles precisarão ter cartão? Como será a utilização?

Todos os direitos garantidos por lei serão mantidos, e os cartões serão entregues conforme a legislação vigente.

  1. O cartão tem algum código que identifique o passageiro?

Sim, o sistema registra todos os acessos dos usuários no banco de dados, gerando um log completo do uso.

  1. Ao passar pela catraca, o validador vai mostrar apenas a quantidade de créditos ou vai identificar o passageiro?

Só apresentará o saldo, mas identificará o passageiro para processar os dados do cartão internamente no sistema.

  1. Haverá somente um ponto de cadastro e venda de créditos?

Sim, a venda de créditos de vale-estudante, vale-transporte será realizada no ValeSim para pessoas físicas, autônomos e pessoas jurídicas, e pela internet apenas para profissionais liberais e empresas.

  1. Os beneficiários terão restrição de horários para a utilização do transporte coletivo?

Não.

  1. A implantação da bilhetagem eletrônica irá acabar com o comércio paralelo de vale-transporte?

Sim, pois a tecnologia utilizada no cartão é a que possui maior segurança atualmente no mercado.

  1. Que substâncias podem danificar o cartão?

O cartão não pode ficar exposto ao contato com imãs, calor intenso, areia, água entre outros.

  1. As pessoas com necessidades especiais terão de fazer novos cadastros?

Por enquanto, no ano de 2008 nada será alterado, somente em 2009 que os casos de benefícios serão analisados e todos os estabelecidos na legislação serão mantidos.

  1. A comissão paritária continuará existindo?

Sim, pois é garantida por lei municipal.

  1. O cartão poderá ser fraudado?

Não, a tecnologia empregada nos cartões é a melhor existente no mercado atualmente, sendo a que possui maior segurança.

  1. Haverá demissões nas empresas? Os cobradores serão mantidos na função?

Não haverá demissões em função da bilhetagem eletrônica, ao contrário, pelo menos novos 20 empregos diretos foram gerados.

  1. Como cancelar o cartão do funcionário?

O cartão não pode ser cancelado pela empresa, pois é um documento do colaborador, mas se houver o desligamento deste colaborador da empresa, ela poderá desvincular o colaborador desejado de seu cadastro através da internet.

  1. Caso o colaborador mude de empresa, poderá usar o mesmo cartão?

Sim, o cartão é propriedade do colaborador, e quando sai de uma empresa e vai para outra, ocorre a desvinculação da empresa que ele saiu e a nova empresa pode agregá-lo a sua lista para receber créditos, tudo isso pela internet.

  1. Quem irá fiscalizar este trabalhos?

A fiscalização continua sendo um trabalho da Cettrans.

  1. Posso inserir créditos a qualquer hora e em qualquer valor para os meus funcionários?

Sim, todo este processo pode ser realizado pela internet. É importante destacar que para a aquisição de créditos ao ValeSim tem 72 horas de prazo para que estes créditos estejam disponíveis nos ônibus, isso após a compensação do banco, que sinaliza o pagamente dos créditos.

  1. O cadastramento é a partir do dia 27 de outubro, e para os beneficiários e estudantes?

Este cadastramento é para as empresas que querem adquirir o cartão de vale-transporte, os beneficiários e estudantes só serão analisados no próximo ano. Neste ano continua tudo igual, só que em vem dos processos serem realizados na Cettrans, serão realizados no ValeSim.

  1. O cadastro do colaborador pode ficar incompleto?

Não, o sistema requer alguns dados obrigatórios e pelo menos estes devem ser preenchidos, senão o sistema não aceita.

  1. Feito o cadastro da empresa e colaboradores, quanto tempo demora para receber os cartões dos meus colaboradores?

Após realizar o cadastro via internet o empregador deverá entrar em contato com o ValeSim e solicitar a emissão dos cartões, quando estes estiverem prontos, o ValeSim vai até a empresa e realiza a entrega destes cartões. O prazo para a realização da entrega depende do porte da empresa, não sendo possível afirmar um prazo específico.

  1. Quero o acesso ao extrato de créditos do meu funcionário, como fazer isso?

As empresas não poderão ter acesso a estes dados, pois este sistema é similar a banco e é considerado crime a quebra do sigilo, podendo gerar problemas jurídicos para a empresa e o ValeSim. Os dados só podem ser abertos com ordem jurídica.

  1. Posso comprar vales para o meu funcionário no ValeSim? Como? Quem está autorizado?

Sim, a aquisição de créditos para vale-transporte pode ser feita tanto na loja quanto na internet. Só pode fazer esta aquisição na loja o representante legal da empresa e via internet este mesmo representante ou outro que possua a senha de acesso.

  1. Existe a possibilidade de importar os dados do sistema interno da empresa para o ValeSim, gerando o cadastro dos colaboradores?

Sim, é só gerar um arquivo XML e na própria página do ValeSim fazer a importação, após é só comunicar o ValeSim para que os cartões sejam impressos.

  1. O funcionário não quer receber o vale-transporte em créditos no cartão e sim em dinheiro, terá direito ao 6% do auxilio da empresa?

Essa é uma questão interna da empresa, o ValeSim não pode interferir, deve ser analisado junto ao jurídico de sua empresa.

  1. Já possuo cadastro para a compra do Vale transporte em papel, preciso fazer um novo cadastro?

Em quanto for ser vendido o vale-transporte em papel não, porém para a aquisição dos créditos via cartão terá que realizar o cadastro via internet ou na loja.

  1.  Como funciona o cadastro de funcionários temporários, estagiários, terceirizados, a empresa deve cadastrar?

Sim, igualmente aos outros, e quando for ser desligado, somente se faz a desvinculação.

  1. Posso inserir créditos direto com o cobrador?

Não, a aquisição de créditos é somente na loja ou via internet para empresas.

  1. Comprei créditos em menos de 72 horas, preciso pagar ônibus? Ou meus créditos já estarão valendo?

Se os créditos foram adquiridos na loja, você já sai da loja com seus créditos carregados, agora se a aquisição foi via internet por parte da empresa, os créditos tem o prazo de 72 horas após a compensação para você poder receber dentro dos ônibus.

  1. Como vejo o saldo do meu cartão para o controle de meus créditos?

Os Saldos poderão ser visualizados toda vez que a pessoa passar pela catraca no ônibus; Não tem como só visualizar os créditos, você apresentou o cartão, ele irá mostrar o saldo e automaticamente debitar uma passagem ao você girar a catraca;

  1. Como será efetuada a entrega dos cartões para a empresa e funcionários?

Após a empresa ter realizado o cadastro da empresa e dos colaboradores, o ValeSim vai até a empresa para realizar a entrega dos cartões a seus colaboradores;

  1. Como excluir meu funcionário do sistema, caso seja desligado da empresa?

Quando o colaborador for desligado, a empresa deverá, através da página www.valesim.com.br fazer a desvinculação deste colaborador do seu cadastro;

  1. No caso de perca ou roubo do cartão, como fica?

Em qualquer situação, a solicitação de segunda via, seja por roubo ou perda, deverá ser realizada no ValeSim, e o dono do cartão deverá ter o boletim de ocorrência para comprovar a perda ou roubo. Para isso o custo será de 20 o valor da tarifa vigente.



 
Rua Duque de Caxias, 770, Centro, Tel. (45) 3036 3738 - Cascavel/PR.